21 janeiro 2013

LookBook #8: Dom Casmurro

Fotos por Elisiane Manganelli.
Olá, meus queridos! O LookBook de hoje é baseado na leitura de Dom Casmurro do Machado de Assis. Sei que muitos leitores abominam a leitura machadiana, até porque eu não gostava, porém comecei a ler os contos e acabei nos romances. Essa aqui é uma leitura de ensino médio e, diferente das últimas postadas não é uma obra obrigatória da UFRGS 2013.  Ah, ainda não é um LookBook de 2013. Essas fotos foram tiradas na última semana de dezembro em 2012. Aguardem, logo novos looks! Além de novos looks, pretendo voltar a atualizar o meu perfil no LB. Para dar um clima de antiguinho editei as fotos com preto e branco, vocês gostam de fotos com esse tipo de efeito?
Dom Casmurro
Machado de Assis
Klick Editora
Romance brasileiro
274 páginas
A leitura primeiramente conta a infância de Bento Santiago, que foi criado por sua mãe (Dona Glória), tia Justina, tio Cosme e José Dias.  Antes mesmo do menino nascer a mãe dele havia o prometido à vida sacerdotal. Com o tempo Bentinho foi crescendo e sua mãe adiava a ida do menino para o seminário, ele sabia do destino que Dona Glória havia prometido. Até brincava de ser padre com sua vizinha Capitu (Capitolina), porém muda de ideia quando os dois se apaixonam. Os dois tentam convencer a mãe de Bentinho a desistir da promessa, pedem ajuda a José Dias, agregado da casa de Bento. 
No seminário, Bentinho conhece Escobar, os dois tornam-se grandes amigos. Depois de muitas idas e vindas, Bentinho consegue resolver sua situação diante da promessa. No lugar do rapaz fora mandado um escravo para cumprir a vida sacerdotal. Enquanto isso, Bento Santiago se formou advogado e se casou com Capitu. Então adorada por sua mãe, desde que o menino havia ido para o seminário. Seu ex-colega de seminário casa com Sancha, amiga de Capitu. Os casais tornam-se bem próximos.
Depois de muitas tentativas Capitu engravida, e nasce Ezequiel. Um tempo após, morre Escobar. Capitu fica o tempo inteiro do lado da amiga, porém Bentinho percebe que a esposa tenta disfarçar a sua dor pela morte do amigo. Surgindo ai uma desconfiança da mulher, além disso, começa a comparar o filho com Escobar. Pois o menino vem se tornando cada vez mais parecido com o amigo. 
O nome do livro é o apelido dado ao personagem principal, que após os fatos ocorridos em sua vida torna-se alguém amargurado. No livro não encontramos afirmações de Ezequiel ser ou não filho do Escobar, fica a critério do leitor. Ao meu ver, se houve realmente uma traição Bentinho era estéril. Porém, fiquei um tanto revoltada quanto a forma de pensar do personagem. Como é um livro narrado em primeira pessoa, conhecemos só os fatos do lado do Bento Santiago e desta forma é ele que nos indica que há possibilidade de Capitu o ter traído.  
Esse livro estava na estante aqui de casa, é uma coleção que antiga da Zero Hora que era do meu tio. Acredito que na época do lançamento, era as leituras obrigatórias da UFRGS. Enfim, é uma boa leitura. 
Look:
Camiseta oncinha transparente - Marisa
Blusa de algodão branca - C&A (anos 90)
Calça legging - Marisa
Meia preta - ...
Oxford preto - da minha mãe
Como vocês podem ver o meu look estava bem básico. No dia que usei, fazia um tantinho de frio e ainda chovia. Dessa forma, optei por uma calça e um saltinho. Sem perigo de molhar os pés com facilidade ou ter que me preocupar com saia. E a minha maquiagem estava bem discreta. Passei um lápis preto nos olhos e fiz um olho esfumaçado de marrom (amo). A boca ficou por conta de um lápis rosado que tenho, ele parece um vermelhinho de leve. 
Quis tirar um pouco do volume que estava no cabelo, então peguei algumas mechas e prendi atrás da nuca. Bem básico! 
Fiquei tão contente pelas indicações de livros que recebi no post anterior! Espero continuar a receber dicas de leituras bacanas, já tomei nota dos livros. Em breve postarei as resenhas aqui. Ah, me digam: o que vocês acham de Machado de Assis?
Comentários
25 Comentários

25 comentários:

  1. Fiquei com vontade de ler agora, quem sabe não é meu próximo!
    Tá linda nas foros Wendyel
    Bjs

    minhamaniaa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá flor! Parabéns pela criatividade. Ainda não li o livro, mas o look ficou muito lindo. Adoreii seu olhar expressivo.Beijos.
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma

    ResponderExcluir
  3. Muito lindo seu look.
    Machado de Assis é sempre uma ótima leitura, muito densa e bem trabalhada.
    http://desconstruindoaspalavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu já fiz um trabalho na escola sobre esse livro, a professora
    separou algumas obras e então sorteou que grupo ficava com um
    livro, dai agente fez vídeos, e eu adorei a história.
    Ótima indicação.

    http://talento-feminino.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Muito legal saber que você gostou do livro. São poucas as pessoas que aos 18 anos entendem realmente qual o objetivo do livro. Bem, Machado é o rei do realismo e para mim ele tratou Bentinho com algum distúrbio, ou seja, a mente dele acabou inventando a traição, peças que costumeiramente o cérebro prega.

    Adorei o blog e quero saber todas as novidades! Já estou seguindo. Espero que curta o meu!
    www.pronomeinterrogativo.com

    ResponderExcluir
  6. Sim flor, concordo.. é tão legal podermos entrar em contato com as pessoas que dão vida aos personagens e histórias que tanto amamos neh.. chegamos a nos sentir até um pouco especiais por tamanha atenção e carinho recebidos. Fiquei tão feliz :o)
    Bjs, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  7. Vixi, complicado falar de Machado de Assis. A tese de mestrado da minha mãe foi sobre ele e as obras dele. Ela adora. Eu, apesar de nunca ter lido nada, morro de preconceito. Pq? Nem idéia.. talvez por ser algo antigo (não curto obras antigas, mto menos num português mais arcaico), e talvez por achar q seja cult demais pra mim.. ou quem sabe por terem sido leituras obrigatórias no colégio e sempre odiei tudo que me obrigassem a ler.. hehe sempre fui revoltadinha.. kkk

    Bjs, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  8. Tinha esse livro mas já passei pra frente sem nem ler...
    ate fiquei na vontade agora!!!
    Beijocas,
    Modiscando

    ResponderExcluir
  9. Acredita que no primeiro dia que cheguei no universitário e te vi pensei: "Essa ou tem Lookbook ou tem blog ou tem os dois"... E não é que eu estava certa?! haha Parabéns pelos looks do dia a dia e pelo blog.

    Beijo,
    santaironia

    ResponderExcluir
  10. Quando li a primeira vez esse livro p vestibular eu odiei,até pq estava numa fase José d Alencar total...mas a uns 2 anos eu li d novo e adorei =)
    Parabens pelo blog...jà estou seguindo!!!

    www.beautebydani.com

    ResponderExcluir
  11. Lembro desse livro da época que eu estudava hehe
    Você está linda, amei as fotos :)

    beijos

    ResponderExcluir
  12. já li o livro é bem interessante. adorei o look! http://anavidadeestilista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi!
    Ok Não me julgue mas eu NUNCA LI ESSE LIVRO, e pra dizer a verdade a vontade de lê-lo vem e vai, não sei o porque rs
    Amei as suas fotos.

    Beijos,
    Marinah | Blog Marinah Gattuso - @blogmarinah_g - Insta

    ResponderExcluir
  14. Boa noite florzinha.
    Ótimo livro,já li para a escola

    Confira , tem sorteio novo no blog...
    http://arteemunhasluiza.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Não conhecia ;s Machado de Assis ♥
    Obg pela visita em meu blog, volte quando quiser tá?
    Aos Dezesseis Anos - Blog | Twitter | PageFB

    ResponderExcluir
  16. Adorei a edição :D ficou linda em b&w com a textura granulada :D linda msm :D e adorei o cabelo e o look :D
    Já tive a minha fase machadiana, mas ando preferindo coisas mais leves e bobinhas ultimamente rss meus romances acabam sendo de histórias fantásticas ou coisinhas indicadas pelo meu professor de tradução da facu :D rss

    Passando para desejar um ótimo dia!
    Liz<3
    The Red Lil' Shoes Blog
    http://theredlilshoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Ficou lindaaa! Amei mesmo!
    Beijos, beijos.

    Visite: Querida G.A.

    ResponderExcluir
  18. Lindas fotos e claro, obra incrível! Amei o post (:

    www.alittlerockalittleroll.com

    ResponderExcluir
  19. Gosto sim, acho lindas fotos em preto e branco!

    ResponderExcluir
  20. Eu gosto de Dom Casmurro!
    Sou apaixonada pela história e pela ambiguidade dela.
    PS: Pra mim, Capitu não traiu ele nada! Tudo viagem da cabeça dele! haha

    Beijoos!
    Fashionista Loves

    ResponderExcluir
  21. awn, que criativa você! adorei as fotos, ficaram fofas de mais,.

    mermaidbox.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Queeee massa a tua ideia!! Curti demais o quadro do blog, quero ver mais deles depois *_*
    ahh, sobre o Dom, eu não li o livro, vi alguns trechos apenas na mini série da globo, e mesmo assim não terminei de assistir, não por nada, mais pelo fato que de estava sempre cansada demais para assistir, mas o pouco que assisti eu gostei muito.
    Sinto, pelo fato de que ele seja narrado em primeira pessoa, geralmente esse tipo de livro só expõe um lado, e as vezes isso é triste, mas nada que desvalorize o livro.
    Beijos

    ResponderExcluir
  23. Nice photos and really cool outfit, you look great, I like your pants, what a great shape and that top is so nice, the perfect touch to the outfit also you are really beautiful! Your have a lovely blog by the way and I am a new follower on GFC and Bloglovin! Hope you will like my blog and follow back!

    Pop Culture&Fashion Magic

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...